out
5
2014

10 motivos para você estudar para Concursos Públicos

Estudar e passar em concurso público é um processo de médio longo prazo, durante o qual é preciso ter muita motivação para superar os obstáculos ao longo do caminho. A maioria das pessoas pensa principalmente no salário e na estabilidade, mas existem outros fatores que também podem servir também você se motivar.

1. SALÁRIO MAIOR
Comparando com os salários do setor privado, o salário do funcionário público é maior, principalmente em início de carreira. Além disso, o pagamento nunca atrasa e pode algumas vezes até ser antecipado (antes de feriados ou fins de semana).

2. ESTABILIDADE GARANTIDA
Na iniciativa privada você pode ser demitido a qualquer momento. Já no serviço público você só perde o emprego se cometer ato que infrinja o estatuto dos servidores públicos.

3. STATUS
Após passar em um concurso sua família se orgulhará de você. E todos irão lhe ver como uma pessoa determinada, perseverante, com força de vontade e inteligente.

4. QUALIDADE DE VIDA
Não viva com medo de perder o emprego. Não fique com paranoia nos resultados. Não tenha que ficar depois do expediente até altas horas. Servidor Público tem muito mais tempo livre para si e para a família.

5. PRIMEIRA EXPERIÊNCIA POSITIVA
Para quem está começando a vida profissional, fazer um concurso público pode ser a melhor escolha. Além de não exigir nenhuma experiência anterior, o jovem não precisa se submeter a baixos salários pagos pelo setor privado em estágios ou nos primeiros empregos.

6. APOSENTADORIA TRANQUILA
Quando se aposentar o funcionário público vai continuar recebendo o mesmo salário que recebia quando estava na ativa. Além disso, também receberá os mesmos aumentos que os servidores da ativa receberem.

7. PODER FAZER A DIFERENÇA
Gostar de servir a população, ajudar o coletivo e de estar contribuindo para o desenvolvimento do país, em vez de apenas trabalhar visando o lucro. Se você se sente bem assim, o serviço público é o lugar certo para trabalhar. Você participará ativamente da evolução da história da sua cidade, estado ou do nosso país.

 

8. EMPRÉSTIMOS FACILITADOS
Os funcionários públicos também têm benefícios como sistemas bancários com taxas de juros abaixo das praticadas no mercado para financiamentos e empréstimos.

9. SEM PRESSÃO DE CHEFE

Não existe um cargo para concurso denominado “chefia”. Portanto, seus superiores hierárquicos são rotativos. Isso pode ser vantajoso, se bem aplicado, pois velhos hábitos e enganos são evitados.

10. TRANSFERÊNCIAS FACILITADA

Dependendo da atividade que você desenvolva e do seu cargo, se a instituição oferecer a mesma vaga em outra unidade, outro prédio ou setor você pode solicitar transferência. O processo é um pouco burocrático, mas isso garante uma rotatividade e mudança de execução de atividades, o que pode ser fundamental considerando-se que (ao menos tecnicamente) o emprego é seu até o final da sua vida.

A lista acima não é exaustiva e você pode ter ainda outros motivos pelos quais deseja ser funcionário público. Se este for o seu caso, deixe seu comentário abaixo. Bons estudos e sucesso nos concursos.

Sobre o Autor: Cleber Rodrigues

Deixe um comentário

Prepare-se para Concursos

Superprovas - Download Gratuito

Facebook

videos